Centro de Recursos

Esclareça aqui as suas dúvidas consultando as respostas de questões frequentes.

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Como faço para me registar na plataforma?

Para se registar como profissional, deve criar uma conta e aceitar os termos e condições de utilização da plataforma. Após criada a conta, deve preencher os seus dados no perfil e submeter a sua conta para verificação, para que possa ser aprovada. Para a mesma ser validada é essencial o preenchimento de:

  • Dados pessoais
  • Dados para o pagamento e faturação
  • Descrição no perfil
  • Portfólio e cv

Após completar o seu perfil, a conta será analisada pela equipa DigitalUP e, caso reúna todos os requisitos, será aprovada.

Assista ao nosso tutorial de Como criar um perfil na plataforma DigitalUP, caso esteja com alguma dúvida.



Que requisitos são necessários para me registar na plataforma?

Para se registar na plataforma, deve ter formação e experiência comprovada na área em que se vai inscrever. Seja ela: marketing, design e multimédia, IT e programação, redação de conteúdos ou apoio ao cliente.

Deve ainda ter o portfólio atualizado com projetos de referência, de forma a servir de exemplo da aplicação das suas competências técnicas.

Deverá, ainda, ter atividade aberta nas finanças para que possa emitir faturas dos serviços que prestar dentro da plataforma.

Como posso criar um produto?

Para criar um produto deve aceder à sua conta de profissional e, no separador “produtos”, selecionar a opção de criar produto. Deve preencher a informação detalhada: nome, preço, imagem e descrição.

Na descrição deve incluir a seguinte informação:

  • O que inclui
  • Condições
  • Tempo médio de execução
  • Processo de trabalho

Após submeter o produto, este será revisto e, se reunir as condições necessárias, será aprovado.

Assista ao nosso tutorial de Como criar serviços na plataforma DigitalUP, caso esteja com alguma dúvida.



O que devo ter em conta na definição do preço do meu produto?

O preço do seu produto é essencial para a aprovação e para o sucesso do mesmo dentro da plataforma. Como tal, deve respeitar as boas práticas do mercado e apresentar um preço justo. Por esse motivo, não serão aprovados produtos com um preço inferior ao praticado no mercado.

Apesar de o seu produto poder vir a ser rejeitado devido a um preço demasiado baixo, não existe um limite máximo de valor a ser praticado. No entanto, o preço do produto deve ser justificado pela qualidade do portfólio e autoridade do profissional.



Como é que posso potenciar as minhas vendas na plataforma?

Para potenciar as vendas na plataforma há várias ações que deve ter em conta:

  • Ter um perfil cuidado, com imagens e conteúdos de qualidade, assim como, os produtos;
  • Fornecer informação relevante ao público alvo sobre a sua experiência e características dos seus serviços;
  • Fomentar uma boa relação com os seus clientes, para que estes se sintam motivados a efetuar avaliações positivas.

Adicionalmente, a DigitalUP apoia os profissionais na divulgação e construção de autoridade com as seguintes ações:

  • Entrevistas e talks com os profissionais nas redes sociais da DigitalUP;
  • Divulgação do profissional entrevistado na Newsletter semanal;
  • Partilha de portfólio de clientes da plataforma nas redes sociais, associado ao profissional responsável;
  • Partilha de artigos, da autoria dos profissionais, no blog da DigitalUP.

Nota: Para que a divulgação de artigos e projetos seja possível, o profissional deverá enviar o conteúdo para que a equipa DigitalUP possa incluir no calendário editorial.

Como sei se realizei alguma venda?

Quando é efetuada uma venda de um produto seu, será notificado por email com os detalhes da venda e do cliente.



Posso recusar projetos?

Todos os profissionais têm o direito de recusar projetos com os quais não se identifiquem ou para os quais não tenham capacidade de resposta. Deverão sempre comunicar a decisão ao cliente e à equipa DigitalUP, para que se possa proceder ao reembolso.



Que processo devo implementar para responder aos pedidos do cliente?

O primeiro passo após acontecer uma venda é agendar uma reunião com o cliente, para conhecer o projeto e levantar as necessidades. Nessa reunião, deverão definir o plano de trabalho de acordo com as condições descritas no produto comprado.

Como se procedem os pagamentos?

Quando o cliente efetua uma compra na plataforma, o valor fica cativo até à conclusão e entrega do projeto ao cliente. Após a confirmação de entrega do projeto ao cliente, poderá pedir a libertação do valor na sua área de profissional, no separador “levantamentos”. Para solicitar o levantamento, deverá emitir a fatura correspondente ao serviço em questão.



Como funciona a faturação?

Por cada venda efetuada na plataforma, deverá emitir uma fatura com o valor e descrição apresentados na nota de encomenda. Esta fatura será endereçada ao cliente final. Posteriormente, a DigitalUP irá emitir a fatura relativa ao valor da comissão. Esta fatura será endereçada a si.



Quais são as comissões praticadas pela plataforma?

Ao valor que lhe será pago, será retirada a comissão referente à utilização da plataforma, de acordo com as condições abaixo:

  • 20% para profissionais com vendas acumuladas entre 0€ e 500€
  • 15% para profissionais com vendas acumuladas entre 501€ e 3000€
  • 12,5% para profissionais com vendas acumuladas superiores a 3001€

Como funciona a plataforma DigitalUP?

A DigitalUP é uma plataforma onde os profissionais das áreas de marketing, design e multimédia, IT & programação, redação de conteúdos  e apoio ao cliente, podem vender os seus serviços, e onde empresas ou empreendedores podem contratar online com a maior facilidade. 

É necessário pagar algum valor extra para utilizar a plataforma?

A utilização da plataforma DigitalUP não obriga ao pagamento de nenhum valor, apenas é cobrado o valor do serviço/produto comprado.

Como posso contratar um profissional?

Contratar um profissional na plataforma DigitalUP é bastante simples, basta selecionar a área do serviço que pretende contratar e tem acesso a uma listagem de profissionais especialistas nessa área. Para contratar, basta adquirir um dos serviços vendidos pelo profissional selecionado. 



E se eu gostar do portfólio de um profissional mas ele não tiver o produto que pretendo?

Caso o profissional que selecionou não tenha o produto que necessita, pode sempre contactá-lo dentro da plataforma, para verificar a disponibilidade para a criação do produto em questão.



Como sei se os profissionais são de confiança?

Todos os profissionais com loja criada na plataforma DigitalUP passam por um processo de aprovação efetuado pela equipa de especialistas da DigitalUP, que passa pela recolha de referências e análise do portfólio do profissional em questão. Desta forma garantimos que pode confiar nas competências apresentadas pelos diversos profissionais.



Como sei se o produto é o que preciso?

Em cada produto encontra a descrição detalhada do que inclui e do que pode esperar. Se ainda assim tiver dificuldades em selecionar o produto mais indicado, pode falar com a nossa equipa diretamente no chat, ou ainda agendar uma reunião com a nossa equipa de especialistas, que o irá ajudar a selecionar o produto mais adequado.



E se não existir nenhum produto ou serviço que se adeque às minhas necessidades?

No caso de não encontrar o produto ou serviço que responda às suas necessidades,  agende uma reunião com a nossa equipa, que irá avaliar o que precisa e garantir a criação de um serviço que corresponda às suas necessidades.



Oferecem alguma garantia?

A satisfação dos nossos clientes é importante para a DigitalUP. Por isso, garantimos o reembolso do serviço ou da mensalidade na sua totalidade em caso de incumprimento dos níveis de serviço acordados. 

Se os trabalhos contratados não forem executados dentro do prazo acordado e definidos nas condições do projeto, poderá solicitar o seu reembolso na totalidade do valor pago. 

Para saber mais sobre como solicitar o seu reembolso consulte a nossa política de reembolso.



O que devo ter em conta ao selecionar um profissional?

Ao selecionar um profissional é essencial que analise a biografia presente na loja do mesmo. Nesta biografia irá encontrar informação sobre a experiência do mesmo e um link para o portfólio do profissional.

Que métodos de pagamento posso utilizar?

Na plataforma DigitalUP pode efetuar pagamentos comodamente com os seguintes métodos: cartão de crédito/ débito, PayPal,  MBway, referência multibanco e transferência bancária. 



E se o pagamento falhar?

Se o pagamento falhar pode facilmente alterar o método de pagamento selecionado na sua área - Minha conta.



Como funcionam os pagamentos no caso das subscrições?

No caso dos produtos de subscrição, os pagamentos mensais são efetuados automaticamente no método de pagamento que selecionou no momento da compra. 



Os profissionais podem-me fazer cobranças diretamente?

Todos os pagamentos são efetuados através da plataforma, pelo que, o profissional não poderá fazer cobranças diretamente. Caso se verifique uma situação deste género, por favor, reporte a situação através do email info@digitalup.pt.



Como funcionam os reembolsos e cancelamentos?

O cliente tem direito a proceder ao cancelamento e consequente restituição do montante pago se após a primeira reunião com o profissional não estiverem reunidas as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto contratado. 

O cancelamento só é possível no caso de não ter sido iniciada a execução dos trabalhos. 

Para mais informação consulte a nossa política de reembolso e cancelamentos.

Como são geridos os meus dados pessoais?

A DigitalUP recolhe os seus dados pessoais no ato da criação de conta de cliente para efeitos da relação comercial entre ambas as partes, tendo acesso aos dados apenas a equipa interna da DigitalUP. No momento da contratação de serviços de profissionais, a informação relativa aos seus contactos é partilhada com esses profissionais para que possam dar seguimento ao projeto. 

Para além da utilização no âmbito do desenvolvimento do projeto, os seus dados poderão ser utilizados para efeitos de comunicação e marketing, mediante o seu consentimento. Para saber mais sobre a proteção de dados, por favor, consulte a nossa política de privacidade.



Devo partilhar passwords com os profissionais?

No âmbito do desenvolvimento de alguns serviços poderá ser necessário facilitar o acesso de plataformas das quais é proprietário aos profissionais (ex. gestão de redes sociais). Sempre que possível, e para sua segurança, crie acessos únicos para o profissional em causa, evitando que o acesso seja feito sempre com o mesmo user e password.